Clínica Trinitas

Ciência com Consciência

Mente Quântica EMDR Homeopatia Nutrição

O que é Homeopatia

Homeopatia é a arte médica que se baseia na " Lei dos Semelhantes" criada por Samuel Hahnemann na Alemanha há duzentos anos.
O remédio homepático atua numa porção impalpável do Ser chamada Força Vital. Na Grécia Antiga existiam duas correntes filosóficas, uma delas se apoiava na Teoria Vitalista e a outra na Teoria Mecanicista. A Homeopatia tem como sustentáculo o Vitalismo e a Alopatia tem como sustentáculo o Mecanicismo.  A Força Vital é a impulsionadora da Vida, pois direciona todo o processo orgânico dos Seres Vivos para o equilibrio ou o "bom desempenho". Na tentativa de buscar esse equilibrio a Força Vital depara-se com obstáculos que podem ser de natureza fisica, psicológica, existencial, atmosférica, genética, ambiental, toxicológica, hereditária, etc. Tais obstáculos desviam ou corrompem o bom objetivo da Força Vital, originando assim os sintomas ou as doenças como as conhecemos. A Lei dos Semelhantes, um dos pilares da Homeopatia, é utilizada para a obtenção da Cura. Por cura entende-se o retorno ao estado de equilibrio, isto quer dizer que a suscetibilidade para enfermar-se diminui ou desaparece. Assim o "doente" volta a funcionar no padrão de normalidade. Não havendo lesão irreversível a Saúde prevalecerá. Para atingir esse objetivo o médico homeopata utiliza-se da Lei dos Semelhantes, serve-se dela para identificar o medicamento do qual extrairá o Remédio. Este informará à Força Vital como retornar ao estado de 'bom funcionamento".  O doente reencontrará assim o caminho original de onde se havia extraviado ao tentar recuperar-se. Para tanto, é preciso ao médico conhecer bem o doente: isso se faz através dos sintomas apresentados, especialmente os sintomas particulares, raros e até estranhos. Influi também nessa busca a maneira de viver, pensar, sentir e existir;  pois cada um de nós tem maneiras próprias e originais de reagir ao estímulos internos e externos. A Cura se obtém corrigindo o desvio do qual sofre o doente. O médico homeopata estará sempre atento querendo descobrir qual é o único Remédio que restabelecerá a Saúde. Precisa para isso conhecer a totalidade dos sintomas do seu paciente. Alguns médicos poderão utilizar-se de mais de um medicamento  quando acredita que assim procedendo melhorará o desempenho do Remédio principal. A técnica e experiência do médico permitirá que ele vá compreendendo os caminhos que precisa percorrer para tratar aquele paciente em especial. Por isso uma mesma doença será eventualmente tratada com remédios diferentes em doentes diversos, e da mesma forma, doentes diversos, com variadas doenças, poderão ser tratados com o mesmo remédio.