Clínica Trinitas

Ciência com Consciência

Mente Quântica EMDR Homeopatia Nutrição

EMDR

EMDR são as iniciais de "Eye Movement Desensitization and Reprocessing", Foi descoberta pela psicóloga americana Francine Shapiro (Ph.D) e hoje os manuais da Associação Médica Americana a elegem como tratamento de escolha para traumas psicológicos. A técnica por ela preconizada foi inicialmente utilizada para tratar dos veteranos de guerra principalmente do Vietnã que não haviam se recuperado de traumas vividos nos combates.

O que há de extraordinário e inovador nessa técnica é o fato de que ela funciona  fisiologicamente,
o que quer dizer que a técnica atua diretamente no organismo produzindo a transformaçao psicológica desejada, de tal forma que é como se tratássemos, ao mesmo tempo, o "hardware" e o "software" da psique, nos aproximando, talvez, daquilo que Freud chamava de metapsicologia, um ideal a ser atingido quando a ciência compreendesse os mecanismos fisiológicos dos fenômenos psíquicos e da mente em geral. A técnica consiste basicamente em estimular os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, alternadamente, enquanto o paciente vivencia a experiencia traumática por que passou. O estimulo alternante foi inicialmente utilizado a partir dos movimentos oculares e em seguida através dos outros canais de entrada de informaçao,ou seja, a audiçao e os canais cenestésicos (pressão e tato). Após cerca de vinte anos testada em grandes traumatizados, crianças espancadas ou que assistiram a cenas de horror e principalmente adultos ou crianças vitimas de abuso sexual de qualquer nível , atualmente a técnica é utilizada para situaçoes que envolvem dificuldades provenientes de percalços do cotidiano, uma perda de ente querido em momento inesperado, uma perda de emprego desestruturante, um sequestro relâmpago ou até mesmo uma criança que nao dórme ou pára de produzir na escola por que um cachorro feroz a assustou ou foi hostilizada pelos colegas. 
Os benefícios da técnica são palpáveis, observáveis, constatados em qualquer instituição séria nos principais centros de pesquisa do mundo ocidental. Somente profissionais da área médica ou psicológica devidamente habilitados com certificado de formação expedidos pela IEA(International EMDR Association) assinados pela própria Francine Shapiro, podem exercê-la legalmente. Há vasta literatura explicando em detalhes o funcionamento neurológico da técnica donde ao examinarmos com atenção os principios e experimentações cientificas a que foi submetida perceberemos por que foi aceita na exigentissima AMA (American Medical Association) e APA(American Psychiatric Association).